O Instituto Aurora existe pela ação de várias pessoas e organizações, a partir de uma rede que acredita na nossa missão e se dedica a conhecer e participar de nossas ações. Por isso, hoje, dando continuidade a série de entrevistas com pessoas que constroem o Aurora, queremos te contar sobre Luciana Maira, nutricionista de formação e empresária que encontrou no mundo dos chás sua paixão e sua forma de ajudar as causas sociais.
Por Gabriela de Lucca, para o Instituto Aurora
“Aquela que é como o nascer do sol” é como é descrito o blend Aurora, criado por Luciana Maira especialmente para o Instituto. O blend, composto por uma infusão de maçã, camomila, alecrim, menta, canela e calêndula, foi pensado justamente para harmonizar com os projetos do Instituto Aurora, especialmente no que diz respeito à igualdade de gênero. Essa frase também poderia, facilmente, descrever a própria Luciana.
De fato, a Chá Contigo, marca de Luciana Maira, além de ser totalmente pensada e desenvolvida por uma mulher, faz questão de homenagear outras mulheres através de seus blends. Com isso, Luciana, de uma forma criativa e deliciosa, leva conhecimento e empoderamento aos consumidores através de seus chás.
Sinais pelo caminho
Em 2013, Luciana, nutricionista de formação, trabalhava no Sesi e foi visitar uma amiga em São Paulo, despretensiosamente. Chegando lá, um costume chamou sua atenção: o chá da tarde. A amiga e o marido, nascido nos Estados Unidos, tinham o hábito de todo dia escolher um blend, dar uma pausa no home office e tomar o famoso chá da tarde.
Acostumada com um cafezinho, Luciana estranhou, já que até o momento via o chá como pontual e terapêutico. Sua amiga a levou em uma casa de chás em São Paulo, pela qual Luciana ficou encantada. Voltando a Curitiba, começou a estudar mais sobre o universo dos chás e buscou por vários cursos, contudo só encontrava opções fora do país.
Um ano depois, em 2014, Luciana viajou para Minas Gerais e, na volta, a cidade de São Bento do Sapucaí chamou sua atenção. Apesar das queimadas que estavam acontecendo por ali, achou o lugar lindo e manifestou seu interesse em voltar. Na época ela não sabia, mas em pouco tempo voltaria justamente ali para um curso com a renomada pesquisadora e especialista de chás Yuri Hayashi.
Após o curso, Luciana imergiu no mundo dos chás e em 2016 começou a montar seus próprios blends. Sabendo disso, uma amiga, professora de música, pediu que ela fizesse uns blends para presentear os alunos no final de ano. Luciana, embora ainda não vendesse seus chás, viu nessa oportunidade a coragem para começar a divulgar seu produto.
Em 2017, Luciana expôs seus blends no projeto “Feito por elas” e iniciou oficialmente a Chá Contigo.
O encontro
Embora já tivesse conhecido Michele Bravos, co-fundadora e diretora-executiva do Instituto Aurora, no projeto “Feito por elas”, foi só mais tarde, em um bazar no Terra Café que Luciana reencontrou Michele e veio a conhecer melhor os projetos que envolviam o Instituto Aurora.
De fato, Luciana conta que sempre teve interesse de utilizar sua marca para apoiar uma causa social e, conversando com Michele, percebeu a semelhança de seus ideais com os ideais e projetos do próprio Instituto Aurora, em especial quanto ao apoio ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº 5, que diz respeito à igualdade de gênero.
A partir dessa convergência de ideias surgiu o blend Aurora, cujo valor das vendas é totalmente revertido para o Instituto.
Segundo Luciana, uma marca deve refletir os ideais de quem está por trás daquele produto, como uma forma de conexão com o público que conhece e compactua com as propostas ali dispostas. Logo, essa conexão entre a Chá Contigo e o Instituto Aurora evidencia aos consumidores quais as causas apoiadas pela marca e a preocupação de Luciana com a mudança no mundo.
O futuro
Luciana com sua incrível história de persistência nos mostra que uma pessoa pode ajudar muito a mudar o mundo, através de seus talentos e conhecimento. Hoje, agradecemos Luciana Maira por ser madrinha do Instituto Aurora, e pelo seu blend incrível criado especialmente, com todo amor, para nos ajudar.
A história de Luciana foi inspiradora para você? Quer contribuir para que a gente continue desenvolvendo projetos que transformam a vida das pessoas?
Se o nosso propósito e a nossa atuação também fazem sentido para você, seja uma madrinha ou um padrinho do Aurora e faça sua contribuição pelo link: bit.ly/somosaurora_2022.