Por meio do documentário do projeto “Eu Vejo Flores”, temos como objetivo ampliar o espaço de voz das mulheres que se encontram no sistema carcerário. São também objetivos desse material: sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre questões relacionadas aos ciclos de violência em que essas mulheres se encontram.
O documentário apresenta linguagem poética e tem como objetivo promover a empatia entre o público espectador e as mulheres privadas de liberdade, que compartilham seus sentimentos e seus sonhos no audiovisual.O lançamento do documentário foi no dia 06 de dezembro de 2018, e contou com duas convidadas especiais: Elizandra Coelho e a professora Priscilla Placha Sá.
Elizandra passou pela experiência do cárcere, está liberta há um e compartilhou com o grupo experiências sobre violência dentro do cárcere e sobre como todas distanciam as pessoas privadas de liberdade de qualquer condição de ressocialização e transformação individual. Lembrou, porém, de como os projetos de educação e promoção em direitos humanos, como o “Eu Vejo Flores”, do Instituto Aurora (na época realizado em parceria com a PUCPR) foram responsáveis por ela ter acreditado que seria capaz de, ao estar livre, construir uma vida diferente.
Priscila é advogada e professora de Direito Penal na UFPR e na PUCPR. Também é especialista em Direito Criminal e trouxe ao grupo informações e reflexões sobre incoerências no sistema penal brasileiro e a respeito de juízos de valores que, como sociedade, fazemos sobre pessoas presas.
“Eu Vejo Flores” foi selecionado para exibição nos seguintes festivais, no ano de 2019:
- IV Mostra de Cinema da Mulher, realizada entre os dias 29 e 31/03, em Franco da Rocha – SP
- VII Festcine Curta Pinhais, realizado entre os dias 22 e 27/04, em Pinhais – PR.
- V Mostra Pajéu de Cinema, realizada entre os dias 3 e 18/05, nos municípios de Ingazeira, Iguaracy, Carnaíba e Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, em Pernambuco.
- Panorama Paraná da Mostra Sesc de Cinema 2019, realizada entre 01/11 e 15/12, com exibição no SESC Londrina, no dia 28/11.