Se você já ouviu falar sobre o Conselho Tutelar, mas não ainda não sabe para que serve esse órgão, esse texto é para você! Descubra qual sua origem, sua importância, suas funções e muito mais!

Por Sergio Aiache, para o Instituto Aurora

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

É provável que você já tenha ouvido falar do Conselho Tutelar, mas você sabe para que ele serve? Quais são suas funções?

Existem mais de 53 milhões de crianças e adolescentes no Brasil, eles representam uma grande parte da população brasileira que precisa ter acesso às condições básicas para desenvolvimento social, econômico, psicológico, entre outros.

Estamos falando de educação, cultura, lazer, saúde, proteção contra violência e prática nocivas, participação na juventude, água, saneamento, higiene e políticas sociais.

Muitos desses direitos são negados para milhões de crianças e adolescentes espalhados por diferentes regiões do Brasil.

É importante conhecer um pouco dessas violações para entendermos o cenário atual do nosso país, e constatar que a restrição a esses direitos básicos pode afetar de maneira significativa a vida e o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

A UNICEF Brasil (Fundo das Nações Unidas para a Infância) realizou uma pesquisa em 2019 e verificou que mais de 1 milhão e 700 mil crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil no Brasil, por exemplo.

Outro dado é que, em 2022, foram registradas mais de 26 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. 

Aqui, estamos falando somente das denúncias registradas, porque mesmo com um número alto de registros, ainda temos os casos de subnotificação, ou seja, casos que acontecem todos os dias, mas nunca são denunciados.

É estimado que no Brasil menos de 10% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes sejam denunciados, ou seja, esse número pode ser até 9 vezes maior.

E não para por aí, são diversos casos de exclusão escolar, desnutrição crônica, altas taxas de mortalidade infantil e assassinatos, ou seja, uma face assustadora e trágica que afeta a população infantil do Brasil.

A partir disso, fica fácil constatar que precisamos nos preocupar com as crianças e adolescentes particularizando as obrigações dos pais, mães e responsáveis, dos educadores e educadoras, mas também do Estado.

Por isso, precisamos ter órgãos que atuem pela garantia dos direitos de cada uma das crianças e adolescentes, sem exceções. 

O Conselho Tutelar é um desses órgãos, por isso, a partir de agora vamos entender melhor sobre sua origem, qual sua importância, quais suas funções e muito mais. Vamos lá?

Tópicos deste artigo:

Publicado em 27/12/2023.

O que é Conselho Tutelar e qual sua origem?

Os Conselhos Tutelares surgiram em 1990 e hoje já existem mais de 6.100 órgãos espalhados pelo Brasil.

As discussões e ideias sobre a proteção à infância começaram em 1985, antes da publicação da Constituição Federal (CF). 

O surgimento se deu em uma época em que diferentes pautas de direitos humanos estavam sendo discutidas e fortalecidas no país.

Dentre essas pautas, surgiu a que pretendia criar mecanismos para zelar e cuidar das crianças e adolescentes. Foi assim que a Constituição Federal de 1988 estabeleceu diversos direitos para essa população.

Antes da CF, as crianças e adolescentes eram tratados de maneira muito rígida, por meio do Código de Menores (1926) e de instituições como a Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (FEBEM) e o Serviço de Assistência a Menores (SAM).

Nessa época, crianças e adolescentes eram tratados com medidas de punição e repressão, sem garantia de direitos humanos. 

Como resultado disso, tivemos um período de encarcerados em massa de jovens pobres que viviam nas periferias.

Com a promulgação da CF e o estabelecimento de diferentes dispositivos de proteção e garantia de direitos ao público infantil, surgiu uma conscientização sobre essas questões e as medidas repressivas contra crianças e adolescentes começaram a ser consideradas incompatíveis com a realidade desse grupo e as suas necessidades para o seu desenvolvimento.

Nesse cenário, surgiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, que trouxe políticas inovadoras de proteção para todas as crianças e adolescentes do Brasil.

O ECA é considerado uma das melhores leis na área da infância e juventude em escala mundial, e é esse dispositivo legal que determinou a criação dos Conselhos Tutelares.

O Conselho Tutelar é o órgão público que tem como função zelar e garantir o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes.

Esses direitos estão definidos expressamente no ECA, como, por exemplo, direito à saúde, à educação, ao lazer, à cultura, à convivência familiar, à vida, à liberdade, entre outros.

Qual a função do Conselho Tutelar?

A função do Conselho está definida no ECA, no artigo 136. Suas funções podem ser divididas em três diferentes situações, que vamos ver em detalhes a partir de agora.

Atuação com a aplicação de medidas de proteção às crianças e adolescentes

Os conselheiros tutelares têm a obrigação de aplicar medidas protetivas para resguardar os direitos das crianças e adolescentes, não permitindo situações de vulnerabilidade ou risco social.

Caso a criança ou adolescente esteja em situação de risco, elas devem ser inseridas em programas e serviços de assistência social disponíveis no município.

Além disso, o órgão pode intervir em situações em que a criança ou adolescente precise de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico.

Também faz parte das atribuições do Conselho fiscalizar se as crianças e adolescentes estão matriculadas e frequentando regularmente a escola. Vale lembrar que os pais ou responsáveis são obrigados pelo ECA a matricular seus filhos na escola, podendo receber infração administrativa, prevista pelo ECA ou, até mesmo, infração penal por abandono intelectual, conforme previsto no Código Penal.

Atuação junto aos pais e responsáveis

O ECA possui medidas com finalidades pedagógicas e punitivas para pais e responsáveis que negligenciam suas responsabilidades com seus filhos.

Por isso, os Conselhos Tutelares têm a obrigação de atender e aconselhar pais e responsáveis, além de promover o encaminhamento para serviços e programas de proteção, apoio e promoção da família.

Acontece que, muitas vezes, para proteger as crianças e adolescentes é importante primeiro aplicar medidas para fortalecer a família.

Isso porque é comum, por exemplo, os conselheiros tutelares encontrarem famílias em extrema vulnerabilidade, por causa do uso de drogas ou problemas de alcoolismo por parte de pais ou responsáveis.

Por isso, uma das funções do Conselho é incluir essas famílias em programas de auxílio, orientação e tratamento para alcoólatras e usuários de drogas.

Além disso, os Conselhos tutelares podem:

  • Encaminhar a família para tratamento psicológico ou psiquiátrico;
  • Encaminhar pais e responsáveis para fazer cursos, como empreendedorismo, formação profissional, entre outros.
  • Informá-los sobre a importância da escola, da frequência e aproveitamento escolar, entre outros.

Requisição de serviços públicos

Para promover a execução das suas decisões, os Conselhos Tutelares podem requisitar diferentes tipos de serviços públicos, como por exemplo:

  • Saúde
  • Educação
  • Trabalho
  • Segurança Pública
  • Serviço Social
  • Previdência

Além disso, caso o órgão identifique crimes cometidos contra crianças e adolescente, ele pode requisitar diretamente a abertura de inquérito policial na Delegacia de Polícia, além de informar o Ministério Público do caso.

Como é a estrutura dos Conselhos Tutelares?

Os Conselhos Tutelares fazem parte da estrutura administrativa de um município. 

Os municípios brasileiros têm a obrigação legal de manter o funcionamento do Conselho Tutelar, fornecendo espaço físico, mobiliário e pessoal.

Outra característica interessante sobre este órgão é a permanência, ou seja, ele não pode ser extinto. Mas vale lembrar: o conselho é permanente, os conselheiros tutelares não são.

Os conselheiros tutelares são escolhidos pela comunidade, para um mandato de 04 anos. Vamos entender melhor como funciona a estrutura do órgão nos tópicos abaixo.

Composição do Conselho Tutelar

A cada 04 anos, os Conselhos Tutelares têm votação direta e secreta para escolha dos seus conselheiros.

Cada Conselho é composto por 5 conselheiros tutelares que são escolhidos pela comunidade local. 

Esse processo de escolha normalmente é composto por fases, que são a entrega de documentos para habilitação, o curso de conselheiro, a prova e a votação final.

Quantos Conselhos podem existir em cada município?

Cada município deve ter no mínimo um Conselho Tutelar, isso é o que está estabelecido no ECA. 

Mas, muitas vezes, isso não é o suficiente para suprir a demanda do município. 

Por isso, a Resolução nº 170, de 2014, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), estabeleceu que deve existir um Conselho Tutelar a cada 100 mil habitantes.

Em cidades com uma população menor que 100 mil habitantes, deve-se levar em consideração os índices de violação de direitos de crianças e adolescentes para a criação de mais Conselhos Tutelares.

Quais os requisitos para ser conselheiro tutelar?

Os requisitos mínimos para ser um conselheiro ou conselheira tutelar estão previstos no Artigo 133, do ECA, são eles:

  1. Ter reconhecida idoneidade moral, ou seja, ser um bom cidadão / cidadã, ter presteza, sobriedade, respeito aos valores da comunidade
  2. Ter idade superior a 21 anos
  3. Morar no município que está se candidatando

Como fazer uma denúncia?

Como você já viu até aqui, o Conselho Tutelar é o órgão responsável por preservar direitos de crianças e adolescentes.

Existem diferentes situações que configuram violação de direitos contra crianças e adolescentes, vale a pena destacarmos algumas delas, como abandono parental, evasão escolar, falta de atendimento médico, trabalho infantil, maus-tratos, crueldade, discriminações, abuso e exploração sexual.

Por isso, se você presenciou ou tem conhecimento de alguma violação de direitos contra o público infantojuvenil, você pode realizar uma denúncia no Conselho da sua cidade.

Para fazer uma denúncia você pode utilizar os canais: Disque 125 ou Disque 100. 

Para realizar o registro, tenha em mãos o máximo de informações, como breve relato do caso, tipo de violação, descrição dos envolvidos, idade, sexo, caracterísicas físicas e endereço.

Você também pode ir direto no Conselho Tutelar da sua cidade para realizar a denúncia.

Qual a importância dos Conselhos Tutelares

O surgimento do ECA foi fundamental para a promoção de diversas mudanças na abordagem e no tratamento de crianças e adolescentes no Brasil.

Quando os Conselhos Tutelares realizam seu trabalho com seriedade e de acordo com a legislação, eles têm a capacidade de garantir direitos básicos, mas fundamentais para o público infantojuvenil.

Como mostramos no início desse texto, infelizmente, no Brasil ainda temos muitos casos de abuso, exploração infantil e diversas outras violações de direitos humanos. Esse é um problema que continua afetando o desenvolvimento da nossa sociedade, e desrespeitando a dignidade de crianças e adolescentes.

Por isso, o trabalho sério e eficaz do Conselho Tutelar é capaz de transformar a vida de milhares de crianças e adolescentes no país inteiro, pois eles promovem ações de apoio à saúde e à educação, além de evitar que as crianças sejam vítimas de discriminações e violências.

A criação dos Conselhos Tutelares foi um grande avanço nas políticas públicas de garantia de direitos das crianças e adolescentes.

Afinal, esse órgão é responsável por prevenir, fiscalizar e garantir os direitos previstos na Constituição Federal e no ECA, criando apoio social e afetivo.

Dizer que as crianças e adolescentes são o futuro do nosso país não é mero clichê, de fato, elas são o futuro do nosso país. 

E, por isso, cada dia mais, devemos estar atentos e atentas para garantir a aplicação de políticas públicas e a inclusão social desse grupo.

Só assim crianças e adolescentes terão acesso às ferramentas necessárias para ter seu desenvolvimento humano completo.

O Instituto Aurora preza pela educação plural, pela igualdade de gênero, pela cultura de paz e pela redução das desigualdades para todas as crianças e adolescentes.

Para conhecer um pouco mais quem somos, clique aqui! Você pode ler outros conteúdos como esse acessando o nosso blog, fique a vontade para seguir a gente no Instagram e Facebook.

Outras referências que usamos neste artigo:

O Conselho Tutelar nas suas Competências e atribuições

Pontes ou muros: o que você têm construído?
Em um mundo de desconstrução, sejamos construtores. Essa ideia foi determinante para o surgimento do Instituto Aurora e por isso compartilhamos essa mensagem. Em uma mescla de história de vida e interação com o grupo, são apresentados os princípios da comunicação não-violenta e da possibilidade de sermos empáticos, culminando em um ato simbólico de uma construção coletiva.
Pontes ou muros: o que você têm construído?
Em um mundo de desconstrução, sejamos construtores. Essa ideia foi determinante para o surgimento do Instituto Aurora e por isso compartilhamos essa mensagem. Em uma mescla de história de vida e interação com o grupo, são apresentados os princípios da comunicação não-violenta e da possibilidade de sermos empáticos, culminando em um ato simbólico de uma construção coletiva.
Quem é você na Década da Ação?
Sabemos que precisamos agir no presente para viver em um mundo melhor amanhã. Mas, afinal, o que é esse mundo melhor? É possível construí-lo? Quem fará isso? De forma dinâmica e interativa, os participantes serão instigados a pensar em seu sistema de crenças e a vivenciarem o conceito de justiça social. Cada pessoa poderá reconhecer suas potencialidades e assumir a sua autorresponsabilidade.
Quem é você na Década da Ação?
Sabemos que precisamos agir no presente para viver em um mundo melhor amanhã. Mas, afinal, o que é esse mundo melhor? É possível construí-lo? Quem fará isso? De forma dinâmica e interativa, os participantes serão instigados a pensar em seu sistema de crenças e a vivenciarem o conceito de justiça social. Cada pessoa poderá reconhecer suas potencialidades e assumir a sua autorresponsabilidade.
A vitória é de quem?
Nessa palestra permeada pela visão de mundo delas, proporcionamos um espaço para dissipar o medo sobre palavras como: feminismo, empoderamento feminino e igualdade de gênero. Nosso objetivo é mostrar o quanto esses termos estão associados a grandes avanços que tivemos e ainda podemos ter - em um mundo em que todas as pessoas ganhem.
A vitória é de quem?
Nessa palestra permeada pela visão de mundo delas, proporcionamos um espaço para dissipar o medo sobre palavras como: feminismo, empoderamento feminino e igualdade de gênero. Nosso objetivo é mostrar o quanto esses termos estão associados a grandes avanços que tivemos e ainda podemos ter - em um mundo em que todas as pessoas ganhem.
Liberdade de pensamento: você tem?
As projeções para o século XXI apontam para o exponencial crescimento da inteligência artificial e da sua presença em nosso dia a dia. Você já se perguntou o que as máquinas têm aprendido sobre a humanidade e a vida em sociedade? E como isso volta para nós, impactando a forma como lemos o mundo? É tempo de discutir que tipo de dados têm servido de alimento para os robôs porque isso já tem influenciado o futuro que estamos construindo.
Liberdade de pensamento: você tem?
As projeções para o século XXI apontam para o exponencial crescimento da inteligência artificial e da sua presença em nosso dia a dia. Você já se perguntou o que as máquinas têm aprendido sobre a humanidade e a vida em sociedade? E como isso volta para nós, impactando a forma como lemos o mundo? É tempo de discutir que tipo de dados têm servido de alimento para os robôs porque isso já tem influenciado o futuro que estamos construindo.
Formações customizadas
Nossas formações abordam temas relacionados à compreensão de direitos humanos de forma interdisciplinar, aplicada ao dia a dia das pessoas - sejam elas de quaisquer áreas de atuação - e ajustadas às necessidades de quem opta por esse serviço.
Formações customizadas
Nossas formações abordam temas relacionados à compreensão de direitos humanos de forma interdisciplinar, aplicada ao dia a dia das pessoas - sejam elas de quaisquer áreas de atuação - e ajustadas às necessidades de quem opta por esse serviço.
Consultoria em promoção de diversidade
Temos percebido um movimento positivo de criação de comitês de diversidade nas instituições. Com a consultoria, podemos traçar juntos a criação desses espaços de diálogo e definir estratégias de como fortalecer uma cultura de garantia de direitos humanos.
Consultoria em promoção de diversidade
Temos percebido um movimento positivo de criação de comitês de diversidade nas instituições. Com a consultoria, podemos traçar juntos a criação desses espaços de diálogo e definir estratégias de como fortalecer uma cultura de garantia de direitos humanos.
Minha empresa quer doar

    Minha empresa quer doar
    [caldera_form id="CF5f3eb06356163"]
    Depoimento de professora de Campo Largo
    Em 2022, nosso colégio foi ameaçado de massacre. Funcionárias acharam papel em que estava escrito o dia e a hora que seria o massacre (08/11 às 11h). Também tinha recado na porta interna dos banheiros feminino e masculino. Como gestoras, fizemos o boletim de ocorrência na delegacia e comunicamos o núcleo de educação. A partir desta ação, todos as outras foram coordenadas pela polícia e pelo núcleo. No ambiente escolar gerou um pânico. Alunos começaram a ter diariamente ataque de ansiedade e pânico. Muitos pais já não enviavam os filhos para o colégio. Outros pais da comunidade organizaram grupos paralelos no whatsapp, disseminado mais terror e sugestões de ações que nós deveríamos tomar. Recebemos esporadicamente a ronda da polícia, que adentrava no colégio e fazia uma caminhada e, em seguida, saía. Foram dias de horror. No dia da ameaça, a guarda municipal fez campana no portão de entrada e tivemos apenas 56 alunos durante os turnos da manhã e tarde. Somente um professor não compareceu por motivos psicológicos. Nenhum funcionário faltou. Destacamos que o bilhete foi encontrado no banheiro, na segunda-feira, dia 31 de outubro de 2022, após o segundo turno eleitoral. Com isto, muitos estavam associando o bilhete com caráter político. A polícia descartou essa possibilidade. Enfim, no dia 08, não tivemos nenhuma ocorrência. A semana seguinte foi mais tranquila. E assim seguimos. Contudo, esse é mais um trauma na carreira para ser suportado, sem nenhum olhar de atenção e de cuidado das autoridades. Apenas acrescentamos outras ameaças (as demandas pedagógicas) e outros medos.
    Depoimento de professora de Campo Largo
    Em 2022, nosso colégio foi ameaçado de massacre. Funcionárias acharam papel em que estava escrito o dia e a hora que seria o massacre (08/11 às 11h). Também tinha recado na porta interna dos banheiros feminino e masculino. Como gestoras, fizemos o boletim de ocorrência na delegacia e comunicamos o núcleo de educação. A partir desta ação, todos as outras foram coordenadas pela polícia e pelo núcleo. No ambiente escolar gerou um pânico. Alunos começaram a ter diariamente ataque de ansiedade e pânico. Muitos pais já não enviavam os filhos para o colégio. Outros pais da comunidade organizaram grupos paralelos no whatsapp, disseminado mais terror e sugestões de ações que nós deveríamos tomar. Recebemos esporadicamente a ronda da polícia, que adentrava no colégio e fazia uma caminhada e, em seguida, saía. Foram dias de horror. No dia da ameaça, a guarda municipal fez campana no portão de entrada e tivemos apenas 56 alunos durante os turnos da manhã e tarde. Somente um professor não compareceu por motivos psicológicos. Nenhum funcionário faltou. Destacamos que o bilhete foi encontrado no banheiro, na segunda-feira, dia 31 de outubro de 2022, após o segundo turno eleitoral. Com isto, muitos estavam associando o bilhete com caráter político. A polícia descartou essa possibilidade. Enfim, no dia 08, não tivemos nenhuma ocorrência. A semana seguinte foi mais tranquila. E assim seguimos. Contudo, esse é mais um trauma na carreira para ser suportado, sem nenhum olhar de atenção e de cuidado das autoridades. Apenas acrescentamos outras ameaças (as demandas pedagógicas) e outros medos.