No dia 13 de julho de 2022, o ECA completou 32 anos. Você sabe quais são os direitos previstos e como isso refletiu na vida de crianças e adolescentes?

Por Ana Cercal, para o Instituto Aurora

(Foto: Franciele Correa)

O Estatuto da Criança e do Adolescente, também conhecido como ECA, foi criado pela Lei nº 8.069 no ano de 1990. Seu objetivo é promover e garantir os direitos das pessoas com menos de 18 anos de idade, etapa de crescimento em que há mais vulnerabilidade, e, por isso, é necessária maior proteção.  

O Estatuto foi um marco na legislação brasileira que influenciou vários outros países. Antes da sua existência, esse assunto era regulamentado pelo Código de Menores de 1927, pelo qual as crianças e adolescentes eram considerados “adultos menores” quando o assunto era responsabilidade. Mas, ao mesmo tempo, não tinham direito de expressar suas vontades e opiniões por serem consideradas “propriedades” dos pais ou do Estado.

Nessa época do “menorismo”, os adolescentes em desconformidade com a lei eram considerados delinquentes, sendo em alguns casos afastados da família para cumprirem medidas de internação como primeira opção. Às vezes, isso acontecia sem nem mesmo o adolescente ter cometido delito algum, mas por estar em situações consideradas de risco. 

Essa visão estava em desacordo com as normas que estavam sendo construídas no âmbito internacional, em especial, a Declaração Universal dos Direitos das Crianças de 1959. A mudança dessa visão formou sua base com a Opinião Consultiva nº 17 da Corte Interamericana de Direitos Humanos, pois, de acordo com ela, é necessária uma proteção integral da criança. Mas o que isso significa na prática?

Os direitos das crianças e dos adolescentes

A proteção integral significa que a criança deixa de ser apenas objeto de direito e passa a ser sujeito de direitos. Ou seja, passa a ter direito à voz e suas opiniões são levadas em consideração em processos administrativos e judiciais, como no caso de processo de guarda, por exemplo.

Nesse momento também é reconhecido que devemos sempre buscar o melhor interesse da criança, aquilo que vai lhe trazer melhores condições. Assim, foi nesse contexto que o Brasil promulgou a lei do Estatuto da Criança e do Adolescente, acabando com as respostas penalizadoras e trazendo soluções para melhora de assistência social, pedagógica e comunitária.

Por conta desse processo histórico, atualmente chamar pessoas nessa faixa etária de “menores de idade” é incorreto, pois essa nomenclatura remete à época de não proteção. Mas então, como podemos chamá-las?

O ECA traz que as pessoas entre zero a onze anos de idade são crianças, enquanto entre doze até os 18 anos são adolescentes. Porém, quando as normas internacionais falam “criança”, são consideradas todas as pessoas até os 18 anos de idade.

Conhecendo os direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente

No ECA estão previstas cinco categorias de direitos fundamentais, que acompanham todas as esferas da vida das crianças durante seu crescimento para garantir seu pleno desenvolvimento.

O primeiro capítulo traz os direitos mais essenciais, que dão sentido aos demais direitos: o direito à vida e à saúde. Nessa parte, é colocada a necessidade de desenvolver políticas públicas para que crianças e adolescentes nasçam e cresçam em um ambiente sadio e harmonioso. Para isso, é assegurado o atendimento médico pelo SUS das gestantes antes, durante e depois da gravidez, seja desde o planejamento reprodutivo até o pós-natal. Garantidas as primeiras necessidades básicas, que vêm do primeiro cuidado com a gestante, o foco passa a ser os cuidados da criança e o que precisa ser feito para que a ela sejam dadas condições dignas de existência. 

Essas condições podem ser dadas pelos demais direitos previstos, como o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade, previstos no segundo capítulo. Este capítulo traz direitos como o direito a brincar e o direito de inviolabilidade física, pelo qual não é permitido o uso de castigos que ofendem a integridade física, moral ou psíquica da criança e do adolescente. Sendo vistos como sujeitos de direitos, a proibição de tortura e maus tratos também se aplicam a eles com a mesma força dos direitos humanos. Afinal, se utilizar a violência física contra um adulto é visto como algo errado, da mesma forma deve ser quando falamos de crianças.

A lei da palmada é um exemplo da aplicação desses direitos. Ela é controversa para alguns, pois acreditam que o Estado não deve ter participação na criação dos filhos. No entanto, as crianças não podem mais ser vistas como propriedades dos pais/cuidadores, são seres que dependem dos cuidados de todos que estão ao redor.

Essa questão adentra ao âmbito da convivência familiar e comunitária, outro direito previsto pelo ECA. Sem a aplicação de castigos degradantes, o ambiente familiar deve propiciar o desenvolvimento integral daquele que cresce em seu seio. A criança só pode ser afastada da família nos casos em que lhe seja benéfico, e aos que vão para o acolhimento institucional é possibilitado o apadrinhamento por pessoas físicas ou jurídicas que desejam ajudar com sua educação e integração.

Tal medida vem ao encontro com o direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, importantes ferramentas para o crescimento e inserção na sociedade, que possibilitam a construção de um futuro, uma vida e um trabalho de qualidade. Nisso aplica-se também a proibição do trabalho infantil, sendo permitida a profissionalização gradual por meio do programa menor aprendiz para os adolescentes a partir dos 14 anos de idade que estejam devidamente matriculados em uma escola, sempre dando prioridade à educação nesta etapa da vida.

Há vários direitos, mas também há deveres no ECA

Uma das principais diferenças trazidas pelo ECA é a visão da responsabilização das crianças, que antes deveriam responder por seus atos como se adultos fossem. As normas mudaram para que a resposta aos atos sejam correspondentes ao processo de desenvolvimento da criança e do adolescente. Assim, crimes propriamente ditos só são cometidos por maiores de 18 anos, a chamada maioridade penal, enquanto que os que têm menos de 18 anos respondem por ato infracional análogo ao crime. 

Isso, na prática, significa que, apesar de cometer um ato considerado como crime, eles não irão responder pelas penas previstas no crime, pois a pena seria desproporcional pela vulnerabilidade dos adolescentes, que são pessoas ainda em desenvolvimento cognitivo e social. No lugar da pena, são aplicadas medidas socioeducativas, com o propósito de reinserir e reeducá-los, para que seu tempo seja direcionado às aulas, esportes, atividades culturais, entre outras atividades que os coloquem em ambientes sadios. 

Por estarem em fase de desenvolvimento, as crianças e adolescentes se espelham naquilo que está a sua volta. Essa é a importância que nós, sociedade, temos em relação à sua educação. O artigo 18 do ECA traz que é dever de todos velar pela dignidade das crianças, e o artigo 16 do Protocolo de San Salvador coloca a obrigação de todos, família, sociedade e Estado, em protegê-las. 

Acreditamos que uma educação eficaz, que traz diferença à vida de todos, é uma educação voltada aos direitos humanos. Buscamos a educação em direitos humanos pois ela permite uma maior conscientização e promove o exercício conjunto para mudança de pensamentos e comportamentos dentro da sociedade. O conhecimento gerado abre portas para a participação cidadã e o sentimento de responsabilidade de um para com o outro, fazendo da sociedade em que vivemos uma comunidade de pertencimento. Esse aspecto é de suma importância para o direito das crianças, pois é no âmbito familiar e escolar que elas têm o primeiro contato com a sociedade, e é nesses ambientes que sua proteção deve ser priorizada.

O Instituto Aurora está comprometido em contribuir para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU. Conheça os nossos projetos voltados para Educação Plural.

Pontes ou muros: o que você têm construído?
Em um mundo de desconstrução, sejamos construtores. Essa ideia foi determinante para o surgimento do Instituto Aurora e por isso compartilhamos essa mensagem. Em uma mescla de história de vida e interação com o grupo, são apresentados os princípios da comunicação não-violenta e da possibilidade de sermos empáticos, culminando em um ato simbólico de uma construção coletiva.
Pontes ou muros: o que você têm construído?
Em um mundo de desconstrução, sejamos construtores. Essa ideia foi determinante para o surgimento do Instituto Aurora e por isso compartilhamos essa mensagem. Em uma mescla de história de vida e interação com o grupo, são apresentados os princípios da comunicação não-violenta e da possibilidade de sermos empáticos, culminando em um ato simbólico de uma construção coletiva.
Quem é você na Década da Ação?
Sabemos que precisamos agir no presente para viver em um mundo melhor amanhã. Mas, afinal, o que é esse mundo melhor? É possível construí-lo? Quem fará isso? De forma dinâmica e interativa, os participantes serão instigados a pensar em seu sistema de crenças e a vivenciarem o conceito de justiça social. Cada pessoa poderá reconhecer suas potencialidades e assumir a sua autorresponsabilidade.
Quem é você na Década da Ação?
Sabemos que precisamos agir no presente para viver em um mundo melhor amanhã. Mas, afinal, o que é esse mundo melhor? É possível construí-lo? Quem fará isso? De forma dinâmica e interativa, os participantes serão instigados a pensar em seu sistema de crenças e a vivenciarem o conceito de justiça social. Cada pessoa poderá reconhecer suas potencialidades e assumir a sua autorresponsabilidade.
A vitória é de quem?
Nessa palestra permeada pela visão de mundo delas, proporcionamos um espaço para dissipar o medo sobre palavras como: feminismo, empoderamento feminino e igualdade de gênero. Nosso objetivo é mostrar o quanto esses termos estão associados a grandes avanços que tivemos e ainda podemos ter - em um mundo em que todas as pessoas ganhem.
A vitória é de quem?
Nessa palestra permeada pela visão de mundo delas, proporcionamos um espaço para dissipar o medo sobre palavras como: feminismo, empoderamento feminino e igualdade de gênero. Nosso objetivo é mostrar o quanto esses termos estão associados a grandes avanços que tivemos e ainda podemos ter - em um mundo em que todas as pessoas ganhem.
Liberdade de pensamento: você tem?
As projeções para o século XXI apontam para o exponencial crescimento da inteligência artificial e da sua presença em nosso dia a dia. Você já se perguntou o que as máquinas têm aprendido sobre a humanidade e a vida em sociedade? E como isso volta para nós, impactando a forma como lemos o mundo? É tempo de discutir que tipo de dados têm servido de alimento para os robôs porque isso já tem influenciado o futuro que estamos construindo.
Liberdade de pensamento: você tem?
As projeções para o século XXI apontam para o exponencial crescimento da inteligência artificial e da sua presença em nosso dia a dia. Você já se perguntou o que as máquinas têm aprendido sobre a humanidade e a vida em sociedade? E como isso volta para nós, impactando a forma como lemos o mundo? É tempo de discutir que tipo de dados têm servido de alimento para os robôs porque isso já tem influenciado o futuro que estamos construindo.
Formações customizadas
Nossas formações abordam temas relacionados à compreensão de direitos humanos de forma interdisciplinar, aplicada ao dia a dia das pessoas - sejam elas de quaisquer áreas de atuação - e ajustadas às necessidades de quem opta por esse serviço.
Formações customizadas
Nossas formações abordam temas relacionados à compreensão de direitos humanos de forma interdisciplinar, aplicada ao dia a dia das pessoas - sejam elas de quaisquer áreas de atuação - e ajustadas às necessidades de quem opta por esse serviço.
Consultoria em promoção de diversidade
Temos percebido um movimento positivo de criação de comitês de diversidade nas instituições. Com a consultoria, podemos traçar juntos a criação desses espaços de diálogo e definir estratégias de como fortalecer uma cultura de garantia de direitos humanos.
Consultoria em promoção de diversidade
Temos percebido um movimento positivo de criação de comitês de diversidade nas instituições. Com a consultoria, podemos traçar juntos a criação desses espaços de diálogo e definir estratégias de como fortalecer uma cultura de garantia de direitos humanos.
Minha empresa quer doar

    Minha empresa quer doar
    [caldera_form id="CF5f3eb06356163"]
    Depoimento de professora de Campo Largo
    Em 2022, nosso colégio foi ameaçado de massacre. Funcionárias acharam papel em que estava escrito o dia e a hora que seria o massacre (08/11 às 11h). Também tinha recado na porta interna dos banheiros feminino e masculino. Como gestoras, fizemos o boletim de ocorrência na delegacia e comunicamos o núcleo de educação. A partir desta ação, todos as outras foram coordenadas pela polícia e pelo núcleo. No ambiente escolar gerou um pânico. Alunos começaram a ter diariamente ataque de ansiedade e pânico. Muitos pais já não enviavam os filhos para o colégio. Outros pais da comunidade organizaram grupos paralelos no whatsapp, disseminado mais terror e sugestões de ações que nós deveríamos tomar. Recebemos esporadicamente a ronda da polícia, que adentrava no colégio e fazia uma caminhada e, em seguida, saía. Foram dias de horror. No dia da ameaça, a guarda municipal fez campana no portão de entrada e tivemos apenas 56 alunos durante os turnos da manhã e tarde. Somente um professor não compareceu por motivos psicológicos. Nenhum funcionário faltou. Destacamos que o bilhete foi encontrado no banheiro, na segunda-feira, dia 31 de outubro de 2022, após o segundo turno eleitoral. Com isto, muitos estavam associando o bilhete com caráter político. A polícia descartou essa possibilidade. Enfim, no dia 08, não tivemos nenhuma ocorrência. A semana seguinte foi mais tranquila. E assim seguimos. Contudo, esse é mais um trauma na carreira para ser suportado, sem nenhum olhar de atenção e de cuidado das autoridades. Apenas acrescentamos outras ameaças (as demandas pedagógicas) e outros medos.
    Depoimento de professora de Campo Largo
    Em 2022, nosso colégio foi ameaçado de massacre. Funcionárias acharam papel em que estava escrito o dia e a hora que seria o massacre (08/11 às 11h). Também tinha recado na porta interna dos banheiros feminino e masculino. Como gestoras, fizemos o boletim de ocorrência na delegacia e comunicamos o núcleo de educação. A partir desta ação, todos as outras foram coordenadas pela polícia e pelo núcleo. No ambiente escolar gerou um pânico. Alunos começaram a ter diariamente ataque de ansiedade e pânico. Muitos pais já não enviavam os filhos para o colégio. Outros pais da comunidade organizaram grupos paralelos no whatsapp, disseminado mais terror e sugestões de ações que nós deveríamos tomar. Recebemos esporadicamente a ronda da polícia, que adentrava no colégio e fazia uma caminhada e, em seguida, saía. Foram dias de horror. No dia da ameaça, a guarda municipal fez campana no portão de entrada e tivemos apenas 56 alunos durante os turnos da manhã e tarde. Somente um professor não compareceu por motivos psicológicos. Nenhum funcionário faltou. Destacamos que o bilhete foi encontrado no banheiro, na segunda-feira, dia 31 de outubro de 2022, após o segundo turno eleitoral. Com isto, muitos estavam associando o bilhete com caráter político. A polícia descartou essa possibilidade. Enfim, no dia 08, não tivemos nenhuma ocorrência. A semana seguinte foi mais tranquila. E assim seguimos. Contudo, esse é mais um trauma na carreira para ser suportado, sem nenhum olhar de atenção e de cuidado das autoridades. Apenas acrescentamos outras ameaças (as demandas pedagógicas) e outros medos.