Queremos neste artigo demonstrar como o cinema pode ajudar a educar em direitos humanos, e como os filmes de impacto social contribuem para a transmissão de valores fundamentais para uma sociedade comprometida com os direitos humanos. Indicamos duas plataformas de filmes online e gratuitas que podem ser utilizadas em sala de aula para educar em direitos humanos.
Por Thaisa Martins Lourenço, para o Instituto Aurora
(Foto: Barbara Vanzo)
A educação em Direitos Humanos é de extrema importância para a construção de uma sociedade melhor, com um caráter menos individualista e mais humano, uma sociedade que passa a enxergar, a compreender e a respeitar o outro, e que busca a dignidade de todas as pessoas.
O cinema tem papel importante para a transformação da sociedade, pois através dele é possível chamar a atenção para diversas questões e realidades, além de possibilitar a transmissão de valores essenciais para a garantia e promoção de direitos humanos.
Você pode se perguntar: “mas de que forma o cinema pode contribuir para a educação em direitos humanos?”
Podemos afirmar com certeza que toda expressão de arte comunica e influencia na transmissão de ideias, pensamentos e valores. Você pode ler mais a respeito no artigo Arte na Educação em Direitos Humanos: criar vivências e transmitir valores.
O cinema por si só, não é diferente.
Os filmes geram impacto nas pessoas, além de emoções e sentimentos. É possível, por meio deles, retratar, demonstrar, e até vivenciar diversas situações e problemas que possuem relevância para o mundo.
Além disso, os filmes possibilitam que a partir daquele assunto, realidade ou problema, as pessoas possam refletir e avaliar de maneira crítica o tema que se é abordado.
Desta forma, é plenamente possível utilizar filmes nas salas de aula para educar em direitos humanos.
Tópicos deste artigo:
- Educação em Direitos Humanos e plataformas de filmes de impacto social online
- Educação em Direitos Humanos e filmes com temas relevantes sobre o assunto
Atualizado em 18/06/2024. Publicado em 28/07/2021.
Educação em Direitos Humanos e plataformas de filmes de impacto social online
Existem duas plataformas de filmes online bem interessantes para abordar o tema de direitos humanos em sala de aula. Essas duas plataformas contém filmes de impacto social, cujos temas são relevantes e contribuem para a educação em direitos humanos.
A primeira delas é a Taturana, nela é possível encontrar filmes que retratam diversas realidades, cujo objetivo é contribuir para uma sociedade mais justa, abordando a questão dos direitos humanos.
Para utilizar a plataforma, primeiro é preciso realizar um cadastro no site, no botão “cadastre-se”, ao lado direito do topo da página. Nele, você colocará seu e-mail e outras informações solicitadas (senha, telefone, país, estado, sua área de atuação, temática que trabalha, etc). Após preenchidas essas informações, você deve clicar em “enviar”.
Em segundo, depois de ter enviado as informações, você poderá clicar em “login”, localizado ao lado de “cadastre-se”, e informar o login e a senha já criada para acessar a sua conta. Assim, você poderá ter acesso aos filmes disponíveis na plataforma.
A produtora Maria Farinha Filmes disponibilizou uma parte de seu catálogo na área “exibições públicas”. As produções estão conectadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Obras conhecidas da produtora, como “O começo da vida” e “Território do Brincar” estão disponíveis neste formato.
Para realizar uma exibição pública, é necessário preencher um formulário e aceitar os termos de uso. As exibições podem ser realizadas em diferentes espaços, como comunidade local, organização social, sala de aula e órgão público.
Educação em Direitos Humanos e filmes com temas relevantes sobre o assunto
Nós do Instituto Aurora já realizamos algumas exibições de filmes de impacto social disponíveis em plataformas online, como por exemplo: “Chega de Fiu Fiu”; “A Juíza”; “Nunca me sonharam”; “Slam – Voz de Levante”.
- O filme “Chega de Fiu Fiu”, está disponível na plataforma Taturana, e possui extrema relevância já que trata sobre o tema da violência contra as mulheres.
- O filme “A Juíza”, aborda o tema da luta pela igualdade de gênero e raça, assim como a questão da representatividade. Esse filme estava disponível na plataforma Videocamp, que foi descontinuada.
- O filme “Nunca me sonharam”, retrata a realidade das escolas públicas no Brasil, abordando o tema do direito à educação. Pode ser encontrado na Maria Farinha Filmes.
- O filme “Slam – Voz de Levante”, trata sobre questões políticas, raciais e outras questões atuais. Pode ser encontrado na plataforma Taturana.
Todos esses filmes citados, e outros disponíveis, possuem impacto social e podem ser trabalhados nas salas de aula, a fim de promover o diálogo, bem como educar em direitos humanos. Desta forma, podemos construir uma sociedade melhor e mais justa para todos.
Conheça mais sobre os projetos do Instituto Aurora em nosso portfólio.
Acompanhe o Instituto Aurora nas redes sociais: Instagram | Facebook | Linkedin | Youtube