Em 2021, foram realizadas duas edições do Aurora Grupo de Estudos – Primeiros Passos para Educar em Direitos Humanos. Uma, aberta ao público, e outra, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Esta última edição contou com 8 encontros coordenados pelo membro do Instituto Aurora, André Bakker, com apoio das professoras do IFPR, Patricia Meyer e Cássia Moretto. O grupo teve como público-alvo os docentes do IFPR e teve o objetivo de apresentar e debater os Direitos Humanos e a Educação em Direitos Humanos a partir de uma perspectiva formativa elementar, baseada na diversidade social e cultural, na empatia, na solidariedade e na tolerância. Os encontros abordaram os temas: História e fundamentos dos Direitos Humanos; A Educação em Direitos Humanos; Educar em Direitos Humanos: empatia, tolerância e solidariedade; Educar em Direitos Humanos: da teoria à prática.
Em 2022, repetimos a parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Ao todo foram 5 encontros coordenados pelo membro do Instituto Aurora, André Bakker, com apoio das professoras do IFPR, Patricia Meyer e Cássia Moretto. Participaram 22 pessoas, com uma média de 13 participantes por encontro.
Em 2023, mantivemos a parceria e realizamos a terceira edição. Os encontros abordaram os temas: introdução aos direitos humanos; a Educação em Direitos Humanos; por que educar em direitos humanos?; Educação em Direitos Humanos e a radicalização política; a prática educativa em direitos humanos.