Em 2024, o projeto (Re)conectar entrou em seu segundo ano. O projeto tem como objetivo atuar na prevenção dos ataques de violência extrema contra instituições de ensino de todo o Brasil, por meio da formação de educadores, produção e disseminação de materiais didáticos e informação.
Neste ano, publicamos dois materiais, realizamos lives com especialistas, promovemos ações formativas e participamos de eventos como convidados e organizadores.
Ao todo, as atividades do (Re)conectar contaram com 5.026 participações e visualizações síncronas e assíncronas.
Organizações envolvidas com o projeto em 2024:
- Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes
- Flacso Brasil
- Instituto Auschwitz
- Instituto Cultiva
- Instituto Palavra Aberta
- Instituto Sou da Paz
- Latinoamérica 21
- Pedro & João Editores
- Think Twice Brasil
- Universidade Estadual do Paraná
- Visibilidade Feminina
Publicações:
E-book – Violência contra escolas no Brasil: perspectivas sobre o extremismo entre jovens e estratégias de prevenção
Compilação dos artigos publicados em 2023 em parceria com o Latinoamérica 21, Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, Flacso Brasil, Instituto Auschwitz, Instituto Cultiva, Instituto Palavra Aberta, Visibilidade Feminina, e Instituto Sou da Paz.
Glossário educativo para a identificação e prevenção de discursos de ódio e extremismos na escola
Em parceria com o Projeto e Grupo de Pesquisa De mãos dadas por amplos caminhos: materiais didáticos para a educação em direitos humanos, valores e cidadania, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), elaboramos um glossário com termos relacionados ao extremismo e discursos de ódio nas escolas.
O glossário foi publicado pela editora Pedro & João Editores.
Conversando sobre temas difíceis: um material de apoio ao Glossário educativo para identificação e prevenção de discursos de ódio e de extremismos na escola
Guia para realização de rodas de conversa com educadores sobre os temas contidos no glossário. Os roteiros têm como metodologia orientadora os Círculos de Construção de Paz, de Kay Pranis.
Confira as publicações: https://institutoaurora.org/reconectar/
Formação Violência extrema contra escolas: compreender para prevenir, na Unespar
Em conjunto com a Unespar, desenvolvemos uma formação para estudantes de pedagogia e licenciaturas de diversos campi da Universidade, durante os meses de novembro e dezembro de 2024.. Ao todo, foram 20 horas de curso, divididas em momentos teóricos e de aplicação prática. Os cursistas eram bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e, como etapa final da formação, tiveram que aplicar atividades voltadas à prevenção da violência extrema e dos discursos de ódio nas escolas em que atuam.
Essa foi a primeira atividade formativa de longa duração do projeto (Re)conectar.
53 estudantes e supervisores do PIBID foram certificados.