A pesquisa Panorama da Educação em Direitos Humanos: órgãos, políticas e ações, foi desenvolvida como um desdobramento do Panorama da Educação em Direitos Humanos: biênio 2021-2022. Esta havia fornecido informações sobre ações realizadas em âmbito federal e uma revisão dos níveis de institucionalização da Educação em Direitos Humanos nos 26 estados do país e no Distrito Federal, apresentada em 2021, no Panorama da Educação em Direitos Humanos no Brasil: o biênio 2019-2020 e perspectivas futuras.
Para a atual pesquisa, procuramos aprofundar os dados com o intuito de revelar como a Educação em Direitos Humanos (EDH) é feita na prática dos órgãos públicos. Para isso, realizamos entrevistas com pessoas responsáveis pela EDH em cada uma das unidades federativas, o que constitui um levantamento inédito no país.
Com isso, esperamos dar início a um banco de dados com o histórico atual da EDH no Brasil, o qual deverá ser preenchido periodicamente e que poderá auxiliar tanto as políticas e ações de EDH, quanto o trabalho de pesquisadoras e pesquisadores da área, bem como a atuação de organizações sociais.
Nosso objetivo, a médio e longo prazo, é contribuir com o fortalecimento e a retomada do movimento em prol da EDH em nosso país.
Você pode acessar todas as pesquisas do Panorama em sua página própria.