O projeto “Novas lentes, novas mentes” teve o objetivo de apresentar a causa dos Direitos Humanos para estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Tiradentes. Algumas dos temas abordados no projeto são: garantia de direitos, empatia, Comunicação Não-Violenta (CNV), Constituição Brasileira, realidade das pessoas com deficiência, cultura de paz, movimentos sociais, local de fala e escuta, privilégios, desigualdades sociais.
Além das falas expositivas, também foram realizadas outras atividades durante o curso de extensão, sendo a principal uma oficina de grafitti. O muro do colégio foi pintado no primeiro semestre de 2019, pelos próprios estudantes em conjunto com o artista e arte-educador Cleverson Pacheco. Nele, foram retratados os rostos de cinco mulheres defensoras de Direitos Humanos.
Em agosto do mesmo ano, o Instituto Aurora ministrou aulas abertas em frente ao muro do colégio para os estudantes das turmas de 2º ano do Ensino Médio e 9º ano do Fundamental, contando um pouco da vida de cada uma das mulheres representadas.