O Pacto Global tem sido responsável pela maior iniciativa de sustentabilidade corporativa existente no mundo hoje, contando com mais de 16 mil membros, entre empresas e organizações, distribuídos em 160 países. Mas afinal, o que é o Pacto Global e qual seu efeito para o desenvolvimento dos Direitos Humanos?

Por Gabriela de Lucca, para o Instituto Aurora

(Imagem: Artem Podrez / Pexels)

Levando em conta o importante papel das empresas nas questões econômicas, sociais e políticas em todo o mundo, a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano 2000, observou a necessidade de incluir a iniciativa privada em suas estratégias para enfrentamento dos desafios atuais da sociedade, especialmente relacionados à proteção dos Direitos Humanos, preservação do meio ambiente, proteção ao trabalho e combate à corrupção.

Com isso em mente, o então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, lançou o Pacto Global, com a finalidade de disseminar boas práticas empresariais, incentivar a cidadania e exaltar valores morais de solidariedade, equidade e confiança. Com isso, abriu-se as portas para o ingresso de empresas, organizações da sociedade civil, associações empresariais, organizações trabalhistas, instituições acadêmicas e até mesmo cidades nesse projeto. 

Vale ressaltar que o Pacto Global não é um instrumento regulatório ou sancionatório (que possa implicar punições), mas sim uma diretriz de participação voluntária voltada ao desenvolvimento econômico sustentável, comprometimento com a responsabilidade social e à observância de princípios universais caros aos Direitos Humanos.

O que vamos abordar neste artigo:

Publicado em 28/04/2021.

Os 10 princípios universais norteadores do Pacto Global

Ao lançar o Pacto Global, a ONU reuniu 10 princípios universais a serem observados pelas empresas e organizações que decidam fazer parte desse projeto. Tais princípios estão distribuídos em quatro grandes áreas: Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção

No que diz respeito aos Direitos Humanos, o Pacto Global estabelece que as empresas deverão apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente (princípio 1) e assegurar-se da não participação em qualquer forma de violação desses direitos (princípio 2).

Já com relação ao Trabalho, entende-se que as empresas deverão manter a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva (princípio 3); deverão eliminar toda forma de trabalho forçado ou compulsório (princípio 4); deverão abolir efetivamente o trabalho infantil (princípio 5); e, por fim, deverão eliminar a discriminação em matéria de emprego e ocupação (princípio 6).

Quanto ao Meio Ambiente, propõe-se que as empresas se comprometam em: adotar uma abordagem preventiva acerca dos desafios ambientais (princípio 7); empreender iniciativas para promover uma maior responsabilidade ambiental (princípio 8); e incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ecológicas (princípio 9).

Por fim, determina que as empresas e organizações deverão trabalhar contra a corrupção em todas as suas formas, especialmente no que se refere à extorsão e ao suborno (princípio 10).

Destaca-se que esses princípios foram retirados de documentos internacionais importantes, já encampados por diversos países, como por exemplo: a Declaração Universal de Direitos Humanos; a Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho; a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. 

Isso acaba por tornar mais concreta a observância dos princípios universais tanto por instituições privadas, quanto públicas apoiadoras do Pacto Global.

O Pacto Global como instrumento de alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Conforme dissemos acima, há algum tempo a ONU tem verificado a necessidade de integrar o setor privado em estratégias que buscam o enfrentamento de desafios importantes que ainda assolam nossa sociedade, sendo, por esse motivo, lançado o Pacto Global.

Em 2015, no entanto, a ONU deu mais um passo rumo a esse objetivo, buscando o engajamento de empresas, instituições e organizações para uma nova agenda de desenvolvimento sustentável. 

A Agenda 2030, como ficou conhecida, estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem alcançados até 2030. Trata-se de um esforço conjunto de países, empresas, instituições e sociedade civil para assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade, alcançar a igualdade de gênero, agir contra as mudanças climáticas, entre outros desafios de nossos tempos.

Com o poderio econômico, tecnológico e social do setor privado, espera-se acelerar o alcance dos ODS e incentivar de maneira global ações em prol dos Direitos Humanos e desenvolvimento sustentável, criando, assim, mudanças estruturais na forma empresarial de lidar com o lucro, concorrência e consumo. 

Por aqui, no Instituto Aurora, estamos comprometidas com quatro desses 17 ODS. São eles: ODS 4, que preza pela educação de qualidade; ODS 5, que busca alcançar a igualdade de gênero; ODS 10, que propõe metas para a redução das desigualdades; e o ODS 16, que objetiva o fortalecimento de instituições eficazes, da cultura de paz e de justiça. 

Rede Brasil do Pacto Global

Atualmente cerca de 1.190 empresas e instituições brasileiras estão inscritas no Pacto Global e comprometidas com os princípios e objetivos acima mencionados. 

Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, afirmou em entrevista à InfoMoney que todas as ações realizadas pelas empresas e instituições participantes têm como objetivo o alcance dos ODS. De acordo com ele, a Rede Brasil tem plataformas de ação pelos direitos humanos, que incluem discussões sobre igualdade de gênero, migrantes e refugiados, direitos das pessoas LGBT, povos indígenas, pessoas com deficiência, enfrentamento ao racismo e ao trabalho forçado.

Especialmente no que se relaciona aos refugiados, recentemente a Rede Brasil em parceria com a ACNUR lançaram a Plataforma Refugiados Empreendedores, com o objetivo de dar maior visibilidade aos empresários refugiados e fortalecer seus negócios.

Sustentabilidade corporativa

A participação ativa da Rede Brasil no contexto da pandemia tem sido importante e servido de incentivo para o ingresso de mais de 250 novas empresas brasileiras ao Pacto Global no ano de 2020, como afirma o próprio diretor-executivo, Carlo Pereira, em entrevista à InfoMoney.

Segundo ele, a sustentabilidade corporativa é um caminho sem volta. De fato, a discussão acerca da necessidade de mudança envolvendo o setor privado e a importância conferida à sua função social tem ganhado cada vez mais espaço na agenda nacional e internacional, o que reflete em um maior engajamento para questões essenciais de Direitos Humanos em geral e para o enfrentamento de problemas sociais ainda presentes por nossa sociedade.

Como já falamos, o Instituto Aurora, assim como diversas outras entidades brasileiras, está comprometido com a Agenda 2030. Quer saber como o nosso trabalho com educação em direitos humanos contribui para o alcance dos ODS? Navegue pela seção Quem Somos aqui do nosso site!

Acompanhe o Instituto Aurora nas redes sociais: Instagram | Facebook | Linkedin | Youtube

Algumas referências que usamos neste artigo:

https://www.pactoglobal.org.br/

https://news.un.org/pt/tags/pacto-global

https://www.infomoney.com.br/mercados/sustentabilidade-pacto-global-da-onu-tem-recorde-de-inscricoes-de-empresas-brasileiras-em-2020/

https://www.creditodelogisticareversa.com.br/materiais-educativos-gratuitos

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/iuris/article/view/23507

Pontes ou muros: o que você têm construído?
Em um mundo de desconstrução, sejamos construtores. Essa ideia foi determinante para o surgimento do Instituto Aurora e por isso compartilhamos essa mensagem. Em uma mescla de história de vida e interação com o grupo, são apresentados os princípios da comunicação não-violenta e da possibilidade de sermos empáticos, culminando em um ato simbólico de uma construção coletiva.
Pontes ou muros: o que você têm construído?
Em um mundo de desconstrução, sejamos construtores. Essa ideia foi determinante para o surgimento do Instituto Aurora e por isso compartilhamos essa mensagem. Em uma mescla de história de vida e interação com o grupo, são apresentados os princípios da comunicação não-violenta e da possibilidade de sermos empáticos, culminando em um ato simbólico de uma construção coletiva.
Quem é você na Década da Ação?
Sabemos que precisamos agir no presente para viver em um mundo melhor amanhã. Mas, afinal, o que é esse mundo melhor? É possível construí-lo? Quem fará isso? De forma dinâmica e interativa, os participantes serão instigados a pensar em seu sistema de crenças e a vivenciarem o conceito de justiça social. Cada pessoa poderá reconhecer suas potencialidades e assumir a sua autorresponsabilidade.
Quem é você na Década da Ação?
Sabemos que precisamos agir no presente para viver em um mundo melhor amanhã. Mas, afinal, o que é esse mundo melhor? É possível construí-lo? Quem fará isso? De forma dinâmica e interativa, os participantes serão instigados a pensar em seu sistema de crenças e a vivenciarem o conceito de justiça social. Cada pessoa poderá reconhecer suas potencialidades e assumir a sua autorresponsabilidade.
A vitória é de quem?
Nessa palestra permeada pela visão de mundo delas, proporcionamos um espaço para dissipar o medo sobre palavras como: feminismo, empoderamento feminino e igualdade de gênero. Nosso objetivo é mostrar o quanto esses termos estão associados a grandes avanços que tivemos e ainda podemos ter - em um mundo em que todas as pessoas ganhem.
A vitória é de quem?
Nessa palestra permeada pela visão de mundo delas, proporcionamos um espaço para dissipar o medo sobre palavras como: feminismo, empoderamento feminino e igualdade de gênero. Nosso objetivo é mostrar o quanto esses termos estão associados a grandes avanços que tivemos e ainda podemos ter - em um mundo em que todas as pessoas ganhem.
Liberdade de pensamento: você tem?
As projeções para o século XXI apontam para o exponencial crescimento da inteligência artificial e da sua presença em nosso dia a dia. Você já se perguntou o que as máquinas têm aprendido sobre a humanidade e a vida em sociedade? E como isso volta para nós, impactando a forma como lemos o mundo? É tempo de discutir que tipo de dados têm servido de alimento para os robôs porque isso já tem influenciado o futuro que estamos construindo.
Liberdade de pensamento: você tem?
As projeções para o século XXI apontam para o exponencial crescimento da inteligência artificial e da sua presença em nosso dia a dia. Você já se perguntou o que as máquinas têm aprendido sobre a humanidade e a vida em sociedade? E como isso volta para nós, impactando a forma como lemos o mundo? É tempo de discutir que tipo de dados têm servido de alimento para os robôs porque isso já tem influenciado o futuro que estamos construindo.
Formações customizadas
Nossas formações abordam temas relacionados à compreensão de direitos humanos de forma interdisciplinar, aplicada ao dia a dia das pessoas - sejam elas de quaisquer áreas de atuação - e ajustadas às necessidades de quem opta por esse serviço.
Formações customizadas
Nossas formações abordam temas relacionados à compreensão de direitos humanos de forma interdisciplinar, aplicada ao dia a dia das pessoas - sejam elas de quaisquer áreas de atuação - e ajustadas às necessidades de quem opta por esse serviço.
Consultoria em promoção de diversidade
Temos percebido um movimento positivo de criação de comitês de diversidade nas instituições. Com a consultoria, podemos traçar juntos a criação desses espaços de diálogo e definir estratégias de como fortalecer uma cultura de garantia de direitos humanos.
Consultoria em promoção de diversidade
Temos percebido um movimento positivo de criação de comitês de diversidade nas instituições. Com a consultoria, podemos traçar juntos a criação desses espaços de diálogo e definir estratégias de como fortalecer uma cultura de garantia de direitos humanos.
Minha empresa quer doar

    Minha empresa quer doar
    [caldera_form id="CF5f3eb06356163"]
    Depoimento de professora de Campo Largo
    Em 2022, nosso colégio foi ameaçado de massacre. Funcionárias acharam papel em que estava escrito o dia e a hora que seria o massacre (08/11 às 11h). Também tinha recado na porta interna dos banheiros feminino e masculino. Como gestoras, fizemos o boletim de ocorrência na delegacia e comunicamos o núcleo de educação. A partir desta ação, todos as outras foram coordenadas pela polícia e pelo núcleo. No ambiente escolar gerou um pânico. Alunos começaram a ter diariamente ataque de ansiedade e pânico. Muitos pais já não enviavam os filhos para o colégio. Outros pais da comunidade organizaram grupos paralelos no whatsapp, disseminado mais terror e sugestões de ações que nós deveríamos tomar. Recebemos esporadicamente a ronda da polícia, que adentrava no colégio e fazia uma caminhada e, em seguida, saía. Foram dias de horror. No dia da ameaça, a guarda municipal fez campana no portão de entrada e tivemos apenas 56 alunos durante os turnos da manhã e tarde. Somente um professor não compareceu por motivos psicológicos. Nenhum funcionário faltou. Destacamos que o bilhete foi encontrado no banheiro, na segunda-feira, dia 31 de outubro de 2022, após o segundo turno eleitoral. Com isto, muitos estavam associando o bilhete com caráter político. A polícia descartou essa possibilidade. Enfim, no dia 08, não tivemos nenhuma ocorrência. A semana seguinte foi mais tranquila. E assim seguimos. Contudo, esse é mais um trauma na carreira para ser suportado, sem nenhum olhar de atenção e de cuidado das autoridades. Apenas acrescentamos outras ameaças (as demandas pedagógicas) e outros medos.
    Depoimento de professora de Campo Largo
    Em 2022, nosso colégio foi ameaçado de massacre. Funcionárias acharam papel em que estava escrito o dia e a hora que seria o massacre (08/11 às 11h). Também tinha recado na porta interna dos banheiros feminino e masculino. Como gestoras, fizemos o boletim de ocorrência na delegacia e comunicamos o núcleo de educação. A partir desta ação, todos as outras foram coordenadas pela polícia e pelo núcleo. No ambiente escolar gerou um pânico. Alunos começaram a ter diariamente ataque de ansiedade e pânico. Muitos pais já não enviavam os filhos para o colégio. Outros pais da comunidade organizaram grupos paralelos no whatsapp, disseminado mais terror e sugestões de ações que nós deveríamos tomar. Recebemos esporadicamente a ronda da polícia, que adentrava no colégio e fazia uma caminhada e, em seguida, saía. Foram dias de horror. No dia da ameaça, a guarda municipal fez campana no portão de entrada e tivemos apenas 56 alunos durante os turnos da manhã e tarde. Somente um professor não compareceu por motivos psicológicos. Nenhum funcionário faltou. Destacamos que o bilhete foi encontrado no banheiro, na segunda-feira, dia 31 de outubro de 2022, após o segundo turno eleitoral. Com isto, muitos estavam associando o bilhete com caráter político. A polícia descartou essa possibilidade. Enfim, no dia 08, não tivemos nenhuma ocorrência. A semana seguinte foi mais tranquila. E assim seguimos. Contudo, esse é mais um trauma na carreira para ser suportado, sem nenhum olhar de atenção e de cuidado das autoridades. Apenas acrescentamos outras ameaças (as demandas pedagógicas) e outros medos.