São ofertadas 90 vagas para pessoas, especialmente, do Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil. Formação online ocorre a partir de rodas de conversa e garante certificado. Inscrições podem ser feitas até 14 de novembro.
Em novembro, quando se valoriza o mês da Consciência Negra, lembrado dia 20, o Instituto Aurora para Educação em Direitos Humanos, promove mais uma edição do projeto Diálogos Inter-raciais. A oportunidade busca estimular a criação de espaços saudáveis para a prática de conversas que reconheçam e valorizem identidades, histórias e culturas negras e dos povos originários tradicionais.
Estão sendo ofertadas 90 vagas gratuitas para educadoras e educadores, especialmente, do Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil, além do público em geral interessado em construir ou aprofundar conhecimentos sobre temas envolvendo questões étnico-raciais na sociedade. As trocas vão ocorrer a partir de rodas de conversas entre os participantes e uma facilitadora. O projeto teve início em 2020 e esta é a sexta edição. Nas cinco edições anteriores, já participaram 150 pessoas.
A formação é resultado de uma parceria entre o Instituto Aurora e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Curitiba. A todas as pessoas que participarem, será gerado um certificado concedido pelo IFPR de oito horas formativas.
“Nosso maior objetivo é fornecer contribuição para combater a invisibilização e o silenciamento dessas populações, além de apontar a responsabilidade das pessoas brancas na luta antirracista”, explica Michele Bravos, diretora-executiva do Instituto Aurora.
Metodologia, abordagens e inscrições
A metodologia utilizada na formação é a dos Círculos de Diálogos e vai contar com o suporte de diferentes obras de arte para sensibilizar e estimular as reflexões entre as pessoas participantes.
Entre os temas da conversa, estarão assuntos como autoidentificação, ancestralidade, lugar de fala e relações inter-raciais, todos, abordados por uma perspectiva crítica, decolonial e de desenvolvimento de conexão entre as diferenças que nos constituem. Serão formadas três turmas diferentes, para a realização de três ciclos de conversas compostos por quatro encontros em cada ciclo. Todas vão se reunir no final de novembro deste ano, entre os dias 19/11 e 29/11.
Com objetivo de expandir o impacto da iniciativa, os encontros de formação ainda resultarão na produção de uma série de quatro episódios de um podcast, além de material didático, que vai servir de apoio para futuros multiplicadores desses conhecimentos.
As inscrições para participar das formações de novembro podem ser feitas até o dia 14/11/2024 pelo link bit.ly/dialogosinterraciais2024. Após uma avaliação dos organizadores, a fim de garantir a diversidade nas turmas, a equipe confirmará a inscrição dos interessados até o dia 19/11/2024.
Sobre o Diálogos Inter-raciais
O projeto Diálogos inter-raciais é executado pelo Instituto Aurora para Educação em Direitos Humanos e tem como parceiro institucional o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal do Paraná (IFPR), o que permitirá que o projeto aconteça em três regiões do país, por meio dos Neabis de outros estados brasileiros. Essa parceria também permite que a formação seja certificada por uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC, o Ministério da Educação.
Esta edição do projeto Diálogos inter-raciais conta com o apoio financeiro do Fundo de Financiamento Alumni – Bicentenário das Relações EUA-Brasil, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
“Queremos disseminar o conhecimento sobre o ‘racismo estrutural’, estimulando a sensibilização e o debate sobre discriminação, posicionamento antirracista, empoderamento, falando também sobre o papel das pessoas brancas como aliadas na defesa do respeito à diversidade e valorização da representatividade”, conclui Michele.
Também é importante destacar que a equipe do projeto é sempre inter-racial. A desta edição, é formada por mulheres que se auto identificam como brancas, pretas, indígenas e asiáticas.
Confira os horários das turmas:
Turma 1 (noite): 19/11, 21/11, 26/11 e 28/11, das 18h às 20h.
Turma 2 (manhã): 25/11, 26/11, 27/11 e 28/11, das 09h às 11h.
Turma 3 (tarde): 25/11, 26/11, 27/11 e 28/11, das 14h às 16h.
*Todos os encontros são online. Inscrições até o dia 14/11 em: bit.ly/dialogosinterraciais2024.
Sobre o Instituto Aurora
O Instituto Aurora nasce, oficialmente em 2018, com a missão de defender e promover a educação em direitos humanos no Brasil, contribuindo para a construção de uma sociedade com justiça social e livre de discriminação e preconceitos. Fazemos isso por meio de projetos que envolvem pesquisa e relacionamento com o setor público, assim como ações educativas (palestras, oficinas, rodas de conversa) – tendo como principais públicos-alvo: juventudes, meninas e mulheres, e servidores públicos –, pautadas no diálogo, na pluralidade e na democracia e alinhadas com a Agenda 2030 da ONU.
Entre 2018 e 2023, o Instituto Aurora impactou diretamente 10.857 pessoas. No entanto, se considerarmos a participação em formações online e as visualizações destes conteúdos, mais de 23 mil pessoas já foram alcançadas.
Escrito por Claudia Guadagnin, Assessora de Imprensa do Instituto Aurora.