Vida com igualdade de
gênero é direito humano.
Por um mundo onde nenhuma mulher
ou menina seja deixada para trás.
ODS 05. Alcançar a
igualdade de gênero
e empoderar todas as
mulheres e meninas
Igualdade de gênero é também um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelos quais trabalhamos aqui no Instituto Aurora.
Para que todo ser humano possa usufruir os direitos e as liberdades estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o próprio Art. 2 traz em seu texto a necessidade de que não haja distinção de nenhum tipo, incluindo as disparidades que são motivadas pelo gênero.
Igualdade
para viver
Igualdade
para crescer
Igualdade
para evoluir
650 milhões
de mulheres que
têm de 20 a 24 anos
casaram antes dos 18
Fonte: ONU Mulheres (2018)
O Brasil é o quarto país do mundo no ranking de casamento infantil de meninas em números absolutos, segundo dados da Unicef. Toda união, seja formal ou informal, em que uma das pessoas seja menor de 18 anos é considerada casamento infantil.
As consequências são amplas – abandono escolar, gravidez precoce, violência doméstica, perda de liberdade, entre outras – e refletem uma cultura de desigualdade de gênero.
10% a 20% é quanto
aumenta a renda de
uma mulher para
cada ano a mais que
ela passa na escola
Fonte: Banco Mundial (2002)
As disparidades entre homens e mulheres se perpetuam por ideias com raízes profundas, e que percorrem diversos espaços da sociedade.
Romper com as noções que reforçam estas diferenças é uma tarefa complexa, porém urgente. Sem igualdade de gênero, não há como caminhar para um desenvolvimento sustentável.
650
estudantes de uma escola estadual impactados em uma única ação de educação sobre violência contra mulheres em 2019
Acabar com todas as formas de discriminação, eliminar todas as formas de violência e eliminar todas as práticas nocivas contra mulheres e meninas são as metas que abrem o ODS 05. Além delas, este objetivo tem como direção o empoderamento das mulheres e o fortalecimento de políticas que promovem a igualdade de gênero. Nossos projetos e ações estão conectados com estas metas.
Mulheres e meninas representam cerca da metade da população do mundo. Portanto, parte do desenvolvimento global depende do potencial delas. Porém, esse potencial se encontra barrado pelas disparidades de gênero que podemos encontrar em diversas esferas da sociedade. Mulheres são as principais vítimas da violência, continuam sub-representadas na política e realizam uma parcela desproporcional do trabalho doméstico não remunerado.
Os fatores que contribuem para a manutenção destas disparidades não podem ser vistos de forma isolada, pois juntos criam degraus ainda maiores para que a igualdade de gênero seja alcançada e, com ela, o objetivo dos ODS seja cumprido: não deixar ninguém para trás.
Conheça algumas de
nossas ações pela
igualdade de gênero.
Escolha o melhor modo de
se juntar ao Instituto Aurora
Quero
aprender
Quero me
voluntariar
Quero
doar
Quero
contratar
Em defesa da vida: a (des)construção do discurso armamentista e a necessidade de fortalecer uma cultura de paz
O discurso armamentista, amplamente empregado por lideranças autoritárias e antidemocráticas, sustenta muito mais do que a defesa do uso de armas de fogo como alternativa à segurança pública no país. Antes disso, revela a defesa da militarização da sociedade mediante...
Qual a função do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania?
Neste artigo, explicamos qual a função do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, apresentando um breve histórico deste Ministério no Brasil. Também comentamos sobre a importância de termos um órgão voltado para os Direitos Humanos no país. Por Gabriela...
Olimpíadas de Paris e questões de gênero
Uma competição esportiva pode trazer reflexões sobre Direitos Humanos? A resposta é: sim! Trazemos aqui alguns dados sobre as Olimpíadas de Paris e questões de gênero. Por Mayumi Maciel, para o Instituto Aurora. (Foto: Mariana Ziehe / COB) Em 2024, tivemos uma...
Os Direitos Humanos na Constituição Federal de 1988: entre avanços e retrocessos
A Constituição Federal de 1988 é um documento base para a garantia dos direitos humanos no país, de modo a direcionar as ações do Estado na proteção dos cidadãos e na construção de políticas públicas para a sua efetivação. Mas será que apenas esse ato constitutivo é...
Livros para conhecer autores LGBT brasileiros
Em menção ao Dia do Orgulho LGBT, apresentamos uma lista de livros para conhecer autores LGBT brasileiros, ampliar seu repertório e usar a arte para educar em direitos humanos. Por Mayumi Maciel, para o Instituto Aurora (Foto: Jessica Ruscello / Unsplash) O mês de...
O que é a RAADH – Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos do Mercosul
A RAADH - Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos no Mercosul é um fórum de debate para países da região, que também conta com espaço de fala e contribuições de organizações da sociedade civil. Por Instituto Aurora (Foto: Karina Pizzini) A RAADH - Reunião de...