Vida com educação
plural é direito humano.
Por uma educação que tenha como base
os direitos humanos e a democracia.
ODS 04. Assegurar a
educação inclusiva e
equitativa de qualidade,
e promover oportunidades
de aprendizagem ao longo
da vida para todos
Educação de qualidade é também um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelos quais trabalhamos aqui no Instituto Aurora.
O direito a uma educação orientada para o “pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais” está no Art. 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Educação
que inclui
Educação
que empodera
Educação
que transforma
Durante as pesquisas do Panorama da Educação em Direitos Humanos no Brasil, documentamos a falta de compreensão comum sobre educação em direitos humanos entre gestores públicos responsáveis pela pasta. Ainda, esses mesmos gestores relatam que a necessidade de desmistificar o que são direitos humanos segue sendo necessária.
Neste cenário em que direitos humanos permanecem mal compreendidos e uma cultura de respeito a esses direitos ainda não prevalece de modo estrutural nem interpessoal, alguns problemas despontam como emergenciais ao nosso tempo. Dentre eles está a cooptação de crianças e adolescentes pela extrema-direita, com o incentivo a atitudes violentas, uso de expressões pejorativas e discriminatórias, que são contrárias aos valores de direitos humanos.
Fonte: Relatório “O ultraconservadorismo e extremismo de direita entre adolescentes e jovens no Brasil: ataques às instituições de ensino e alternativas para a ação governamental”, elaborado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação (2022).
Um dos caminhos para reverter esse cenário? A educação plural.


10.857
pessoas impactadas
por nossas ações
educativas entre
2018 e 2023.
A meta 4.7 do ODS 04 contempla a garantia de “conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável”, englobando a educação para direitos humanos, equidade de gênero, promoção de uma cultura de paz, cidadania global e valorização da diversidade cultural. Nossos projetos estão conectados com esta meta, a partir da realização de pesquisas que levantam informações relevantes sobre políticas públicas da Educação em Direitos Humanos no Brasil, permitindo com que a área de EDH e os temas que ela abarca tenham visibilidade e sejam fortalecidos; assim como por meio de projetos que dialogam com os públicos de juventudes e educadores, trazendo reflexões sobre justiça social, interseccionalidades, discriminações e violências, possibilitando mudanças pessoais e coletivas, em que se celebram as diferenças e se preza por uma cultura de direitos humanos.
Uma educação plural é uma das forças motrizes para a tolerância e para a construção de uma cultura de paz e de respeito aos direitos humanos. Ela está ligada a outros ODS, sendo fundamental para caminharmos na direção de um mundo com menos desigualdades, discriminações e violências.
Entendemos que a educação plural é um instrumento de emancipação e de empoderamento, impulsionando pessoas a viverem de forma mais crítica e conectada consigo mesmas e com as outras.

Conheça algumas de
nossas ações pela
educação de qualidade.
Escolha o melhor modo de
se juntar ao Instituto Aurora
Quero
aprender
Quero me
voluntariar
Quero
doar
Quero
contratar
Insustentabilidade digital: Como as Big Techs contribuem para o enfraquecimento da democracia?
Acontecimentos recentes sugerem as Big Techs como ponto central diante da crise da democracia. Uma vez que o crescimento de governos autoritários e conservadores é facilitado diante da utilização das redes sociais como ferramenta de manipulação eleitoral, enfrentar...
Economia de Comunhão: um caminho para maior equidade social
Como transformar o modelo de economia capitalista em economia de comunhão, ajudando a desenvolver uma sociedade mais justa e equalitária? Numa época em que os valores monetários têm prevalecido em relação aos valores éticos e morais, já se notam mobilizações em favor...
A importância das cotas: relembrar para não esquecer
O sistema de cotas para acesso ao ensino superior cumpre obrigações assumidas interna e externamente pelo Brasil.
A importância da formação de professores voltada para a educação em direitos humanos
Para construir ambientes de ensino em que os Direitos Humanos são aprendidos e também efetivamente respeitados no dia a dia, é preciso pensar numa formação de professores voltada para a educação em direitos humanos. Por Márcia Regina Viana, para o Instituto Aurora O...
Golpe Civil-empresarial-militar: por que usar este conceito para o Golpe de 1964?
A terminologia utilizada até então para nomear o Golpe de 1964 parece não ser a mais apropriada para demarcar quais atores participaram ativamente desse movimento. O objetivo deste texto é apresentar um ponto de partida para essa discussão. Por Gabriela Assad, para o...
LAI assegura acesso e transparência de informações
A Lei de Acesso à Informação (LAI, nº 12.527/2011) é um importante instrumento para a democracia, mas também para um desenvolvimento sustentável do futuro, previsto na Agenda 2030, através do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16. Por Nayara Caroline...