Em 2024, ano de eleições municipais no Brasil, o projeto Meu, Seu, Nosso Voto (MSNV) foi retomado para sua 3ª edição, com coordenação de Karina Pizzini.
O projeto surgiu em 2020, promovendo rodas de conversa sobre voto responsável entre jovens. As três edições impactaram mais de 1.200 jovens em cerca de 120 rodas de conversa (250 jovens em 2020, 528 em 2022 e 450 em 2024).
Além das pessoas participantes das rodas, em 2024, tivemos 30 jovens formadas nas iniciativas “A voz das minas” e “A voz das manas”, no Maranhão e no Pará, como facilitadoras de Círculos de Diálogos, metodologia usada no projeto e replicada em seus territórios.
O MSNV é uma parceria entre Instituto Aurora e Nossa Causa para promover diálogo com jovens sobre o voto responsável. Para isso, as ações realizadas em 2024 foram:
- Rodas de conversa com jovens
- Produção de guia de roteiros para rodas de conversa
- Formação de facilitadoras de rodas de conversa A Voz das Minas e A Voz das Manas.
Para as rodas e formações, contamos com o apoio destas organizações:
- Centro de Socioeducação Joana Miguel Richa (Curitiba/PR)
- Instituto Bom Aluno (Curitiba/PR e São José dos Pinhais/PR)
- Unilehu (Curitiba/PR)
- ITCP-UFPR (Curitiba/PR)
- Agência Inda (Curitiba/PR)
- Centro de Ensino Maria José Aragão (São Luís/MA)
- Fundação Justiça e Paz se Abraçarão – Fundação JPA (São Luís/MA)
- Coletivo Menina Cidadã (São Luís/MA)
- República dos Emaús (Belém/PA)
- Instituto Maria João Aleixo (Rio de Janeiro/RJ)
- Coletivo CHIBÉ (Belém/PA)
- República dos Emaús (Belém/PA)
Em 2024, o projeto esteve em 3 estados do Brasil (MA, PA e PR), foram realizadas mais de 40 rodas de conversa, totalizando 450 jovens participantes, e as formações impactaram mais de 50 jovens.
O destaque do ano do MSNV foi o reconhecimento do projeto com o Prêmio de Inovação Democrática, recebido no Fórum Mundial da Democracia, iniciativa do Conselho da Europa, nossa primeira premiação internacional.
O MSNV foi a única iniciativa brasileira selecionada entre mais de 200 organizações de todo o mundo e competiu com 39 iniciativas de 80 países de todos os continentes, sendo reconhecido por sua contribuição fundamental para a construção da paz e o fortalecimento dos valores democráticos. No discurso de premiação, Michele Bravos falou sobre o projeto e seu impacto na promoção de um voto responsável, ressaltando como o diálogo contribui para a redução das divisões políticas e o fortalecimento da confiança no processo eleitoral.
Foto: Karina Pizzini