O Instituto Aurora realizou uma formação com servidores e servidoras da Escola de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Cidadania do Paraná, em janeiro e fevereiro de 2024. Foram três encontros coordenados por nosso gestor de pesquisa e projetos, André Bakker.
No primeiro, ele e Karina Pizzini, parceira do Instituto Aurora, facilitaram uma atividade utilizando a metodologia dos círculos de diálogo, de Kay Pranis, e foram abordados temas como identidade e alteridade; desigualdades; acesso a direitos humanos e educação em direitos humanos. O próprio formato da atividade, em círculo, foi um meio de demonstrar como as ações de EDH podem ser realizadas com essa metodologia, além de permitir maior proximidade entre a equipe.
No segundo encontro, André Bakker realizou uma fala sobre a construção da identidade e da alteridade, da diferença entre preconceitos e discriminações e sobre temas estruturantes dos direitos humanos, como a diferença entre direitos e deveres.
E no terceiro encontro, fez uma apresentação sobre o que são direitos humanos, desmistificando o conceito, e sobre como a política de Educação em Direitos Humanos se estruturou no Brasil. No encontro, participantes relataram o árduo trabalho de ser professor em um momento em que a educação foi bastante descredibilizada.
Foto: Mérie Oliveira.