Durante os meses de Outubro e Dezembro de 2023, o Instituto Aurora conduziu uma formação híbrida (online e presencial) de aperfeiçoamento em Justiça Restaurativa e Direitos Humanos para servidores da Justiça Federal dos estados do PR, SC e RS, os quais são também facilitadores de práticas restaurativas.
O curso foi coordenado por Michele Bravos, diretora-executiva do Aurora, e os conteúdos foram cocriados pelas especialistas Paloma Graf, Adriana Borghi, Camille Saraiva e Lívia Vidal. As disciplinas aplicadas tinham como objetivo apresentar uma perspectiva decolonial e latino-americana da Justiça Restaurativa, provocando-os a refletir de modo crítico sobre o sistema de justiça vigente em nosso país e qual o papel da Justiça Restaurativa nele.
O curso também buscou aprofundar os temas capacitismo, racismo, igualdade de gênero e parentalidade, a fim de proporcionar uma expansão de conhecimento sobre esses assuntos e, assim, promover o aprimoramento do exercício profissional desses servidores.