Você sabia que existe uma data em que inúmeros povos, dos mais diversos países, culturas e tradições, se engajam para a realização de doações? Pois é, o Brasil participa desse movimento em prol da solidariedade desde 2013 e hoje te convidamos a saber mais sobre o Dia de Doar.
Por Gabriela de Lucca, para o Instituto Aurora
(Foto: Franciele Correa)
O Dia de Doar faz parte de um movimento chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação), que teve início em 2012, nos Estados Unidos. Lá, o dia de doar acontece sempre na terça-feira após o “thanksgiving” (dia de ação de graças), comemoração bem tradicional daquele país, em que as pessoas costumam se reunir para agradecer às graças recebidas durante o ano.
Além de um gesto de solidariedade, o Dia de Doar também se tornou uma resposta ao grande apelo consumista causado pela “Black Friday” e pela “Cyber Monday”, incentivando, dessa forma, uma maior conscientização em relação à cultura de acúmulo vivida em todo o mundo nos últimos anos.
O Dia de Doar no Brasil
Em 2013, o Brasil aderiu a esse movimento e desde então tem celebrado, com mais 85 países ao redor do mundo, o Dia de Doar.
Para você ter uma ideia da dimensão desse movimento, temos que, em 2021, o Dia de Doar mobilizou mais de 2,3 milhões em doações on-line e mais de 23 milhões de pessoas foram alcançadas pelas redes sociais. Por isso, a importância em falarmos e divulgarmos essa data, assim podemos aumentar essa cifra e ajudar ainda mais pessoas com as nossas doações.
Em 2022, o Dia de Doar já tem data para acontecer: 29 de novembro. Aqui no Brasil, o movimento é organizado pela ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos em parceria com o Instituto Mol.
O objetivo desse projeto no Brasil, segundo Roberta Faria, Presidente do Instituto Mol, é tornar a doação uma ferramenta cívica e de exercício da cidadania, fazendo com que as pessoas escolham as causas para as quais contribuem e se aproximem dos interesses sociais de maneira mais específica e tangível.
A cultura de doação no Brasil e no mundo
A quarta edição da pesquisa Brasil Giving Report, promovida pela britânica CAF – Charities Aid Foundation e pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, apresenta um panorama sobre a cultura de doação no país, no contexto da pandemia.
Cerca de 60% dos respondentes da pesquisa afirmaram ter sofrido uma diminuição na sua renda, e 84% estavam preocupados com a situação econômica de si mesmos e da própria família. Essa incerteza parece ter afetado a generosidade. Além de uma diminuição da prática de doação para organizações do terceiro setor (de 53% para 49%), houve também uma queda na percepção do impacto positivo das organizações da sociedade civil, de 79% para 67%.
A pesquisa aponta ainda os motivos que fariam com as pessoas doassem para alguma organização social nos próximos meses:
- Ter mais dinheiro (49%)
- Saber como o dinheiro seria gasto (40%)
- Mais transparência por parte das organizações beneficiadas (32%)
- Encontrar uma instituição que trabalhe com uma causa sensibilizadora (26%)
Já a pesquisa World Giving Index 2021, também promovida pela CAF, apresenta um ranking global de solidariedade. Da mesma forma que no Brasil, a pandemia teve um impacto no desempenho dos países, especialmente naqueles que por anos lideraram o ranking: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Irlanda e Países Baixos.
Em primeiro lugar na pesquisa, ficou a Indonésia, com uma pontuação de 69. Na sequência, vieram o Quênia e a Nigéria. O Brasil aparece em 54º lugar na lista, subindo 14 posições em relação à pesquisa de 2018, com uma pontuação de 35.
Um dado interessante da pesquisa é que o cenário de pandemia pareceu ser responsável por um número recorde de pessoas que responderam ter “ajudado um desconhecido” em 2020 (55%). O número de doações em dinheiro para instituições sociais também subiu para a marca de 31%.
Como contribuir com o Instituto Aurora no Dia de Doar
Você também quer fazer parte do movimento do Dia de Doar? Aqui no Instituto Aurora temos como missão ampliar o conhecimento em Direitos Humanos, e trabalhamos especialmente para assegurar a educação de qualidade, igualdade de gênero, redução das desigualdades e a cultura de paz e justiça. Caso se identifique com a nossa causa, você pode fazer uma doação pontual ou recorrente pela nossa campanha no Doare.
Além de doar, é importante que você também confira e fiscalize nossas atividades através da nossa página de transparência. Dessa forma é possível verificar quais projetos você tem ajudado a colocar em prática para tornar nosso mundo melhor.
Com essas duas atitudes: doar e fiscalizar, você está consolidando a cidadania e a democracia brasileira, uma vez que fortalece interesses sociais e coletivos em demandas que você entende necessárias ao desenvolvimento do país.
Por isso, nesta data e no ano inteiro, te convidamos a doar: seja seu tempo, sua habilidade, seu dinheiro, seus produtos. Doe! Em meio a tantas trocas, você certamente pode encontrar uma forma de doar e investir em projetos que te representem.
Caso queira ajudar o Instituto Aurora, ficaremos mais do que gratas, e nos comprometemos em fazer o melhor para alcançar nossa missão. Por outro lado, se não for possível para você nos ajudar financeiramente, divulgue nossos projetos e o Dia De Doar para o seu círculo social. Isso, com certeza, também nos ajudará.
Por fim, se você quer conhecer melhor nosso trabalho, clique no ícone “Quem Somos” e explore nosso conteúdo.