Entre 21 e 24 de maio de 2024, estivemos presentes na 43ª Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos do Mercosul (RAADH), em Assunção, no Paraguai, sendo nossa terceira participação no evento. Nesta edição, fomos representados pela professora Patrícia Meyer, conselheira consultiva do Instituto.
A RAADH é composta por membros representantes dos Estados do Mercosul e de países associados e funciona como um fórum de debates sobre as políticas públicas de direitos humanos da região, incluindo a política de EDH.
O evento é dividido em reuniões de comissões temáticas em que cada país discorre sobre as medidas que vem realizando no período e definem encaminhamentos. Nós acompanhamos as reuniões sobre Educação e Cultura em Direitos Humanos, Discursos de Ódio, Comunicação em Direitos Humanos, Discriminação, Racismo e Xenofobia, e a plenária final.
Na Comissão de Educação e Cultura em Direitos Humanos, defendemos a urgência da aprovação das Diretrizes do Mercosul para a Educação em Direitos Humanos – em debate desde 2013 – e a necessidade de renovação de temas da EDH, como a inclusão da educação ambiental, dos discursos de ódio e dos extremismos ideológicos.
No Grupo de Trabalho sobre Discursos de Ódio, apresentamos o projeto (Re)conectar e destacamos a relevância do diálogo e da formação de educadores — da educação formal e não formal — na prevenção da violência extrema contra as escolas.