Em 08/02/2023, O Instituto Aurora foi convidado pela Secretaria Municipal de Educação para representar Curitiba em um evento sobre Paz nas cidades, da rede Cidades Educadoras, que reúne 500 municípios ao redor do mundo — dentre eles Curitiba — comprometidos em fazer das cidades um lugar que educa para gerar transformação social.
Nossa diretora-executiva, Michele Bravos, esteve no evento falando a partir da perspectiva de uma representante de organização não-governamental que atua em Curitiba e dialoga constantemente com o setor público local.
Dentre os temas abordados por nossa diretora, destacaram-se: o alto número de células neonazistas na cidade, fazendo de Curitiba a terceira cidade do Brasil com maior concentração desses grupos; o conturbado relacionamento entre guardas municipais e a população negra, jovem e periférica; a exclusão do povo negro da história da cidade, mesmo Curitiba tendo 24% de sua população autodeclarada negra; e os preconceitos em torno do termo igualdade de gênero que suscitam discussões desfavoráveis às mulheres e a população LGBTQIA+.
Um assunto comum ao diálogo entre os participantes foi a importância de criar estratégias de construção de paz que sejam inclusivas, considerando as muitas identidades que coexistem em uma cidade. Além disso, também conversaram sobre como combater o discurso de ódio, sobre o avanço dos ideais da extrema-direita e a necessidade de se criar estratégias que reduzam o medo do diferente. Eles também compartilharam da ideia de que as cidades precisam promover espaços que sejam propícios para encontros, convivência entre diferentes para que a paz seja construída para todos e não para poucos.
O evento foi organizado por Barcelona (Espanha) e contou com a participação das cidades de León, no México; Gijón, na Espanha; e Granollers, na Catalunha.