Panorama da Educação
em Direitos Humanos no Brasil
Apresentamos um olhar intrigado para compreender como a institucionalização da Educação em Direitos Humanos (EDH) no Brasil foi afetada pelas decisões tomadas no mandato presidencial de Jair Bolsonaro e pelos governos estaduais. Ao olhar para o que já passou, queremos também entender os caminhos futuros da área. Sabemos que a EDH é mais do que uma pasta no governo. É um movimento que entende que está aí uma possibilidade de mudança de comportamento para o nosso país, para que possamos viver de forma digna.
Para que serve a educação em direitos humanos e por que se preocupar com os rumos dela?
Com a educação em direitos humanos, podemos contribuir para a formação de uma cidadania ativa e crítica, em que as pessoas percebam as consequências individuais e também sociais de cada escolha, com um senso de responsabilidade. Podemos propiciar o desenvolvimento de sentimentos e atitudes de cooperação e solidariedade, trazendo um entendimento de que todas e todos somos sujeitos de deveres e de direitos.
Panorama da Educação em Direitos Humanos no Brasil (2019-2020)
A educação em direitos humanos é uma educação que não acontece somente nos limites da sala de aula. Ela é um movimento e está em movimento, por isso ela pode ser um caminho para a construção de uma sociedade mais livre, mais igualitária, mais solidária, mais digna.
O Panorama da Educação em Direitos Humanos no Brasil (2019-2020) apresenta o cenário dos dois primeiros anos do governo Bolsonaro.
Panorama da Educação em Direitos Humanos no Brasil (2021-2022)
A edição de 2021 foi a primeira pesquisa ampla realizada pelo Instituto Aurora e revelou a importância de termos registrado e difundido de forma acessível o histórico da Educação em Direitos Humanos em uma perspectiva institucional.
Nesta segunda edição, apresentamos a atualização do material, contendo novas informações sobre as ações realizadas em âmbito federal e uma revisão dos níveis de institucionalização da educação em direitos humanos em todos os estados do país, considerando o biênio 2021-2022 e seguindo a mesma metodologia utilizada anteriormente.
Panorama da Educação em Direitos Humanos no Brasil: órgãos, políticas e ações
A pesquisa Panorama da Educação em Direitos Humanos: órgãos, políticas e ações, foi desenvolvida como um desdobramento do Panorama da Educação em Direitos Humanos: biênio 2021-2022.
Para a atual pesquisa, procuramos aprofundar os dados com o intuito de revelar como a Educação em Direitos Humanos (EDH) é feita na prática dos órgãos públicos. Para isso, realizamos entrevistas com pessoas responsáveis pela EDH em cada uma das unidades federativas, o que constitui um levantamento inédito no país.
Banco de dados sobre a EDH no Brasil
O banco de dados sobre a Educação em Direitos Humanos no Brasil apresenta dados dos estados brasileiros, em fácil visualização, sobre o grau de institucionalização da EDH analisados em três aspectos: documento orientador, órgão de governo e órgão colegiado. Também é possível acessar informações detalhadas sobre os órgãos públicos que atuam com EDH, como temas principais, políticas, ações e orçamento. Além das informações dos estados, apresentamos uma linha do tempo da Educação em Direitos Humanos no Governo Federal, entre 2019-2022. Assim, é possível visualizar os aspectos mais relevantes do tema nos últimos quatro anos.